Equipa

Equipa PRISMAC
Arquiteto João Costa
Expandir
Arquiteto João Costa

É o coordenador do projeto pela Direção Regional das Obras Públicas do Governo dos Açores, onde exerce funções como Técnico Superior desde 2020. É mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, tendo também frequentado a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conta com experiência em ateliers de arquitetura em Nova Iorque, Bruxelas e Ponta Delgada. Desempenhou funções como Diretor de Produção do Festival de Artes Walk&Talk, promovendo a articulação entre práticas artísticas contemporâneas e o espaço público. Integrou a equipa de coordenação da fase final da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura 2027. No âmbito do PRISMAC, assume a coordenação e design management, assegurando a articulação interinstitucional entre todos os parceiros.

Ineida Carvalho
Expandir
Ineida Carvalho

É docente na Universidade de Cabo Verde desde 2009, lecionando no curso de Geografia e Ordenamento do Território, bem como em diversas licenciaturas e mestrados. É licenciada em Geografia pelo Instituto Superior de Educação de Cabo Verde, mestre em Geografia, com especialização em Regionalização e Análise Regional, pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), e doutorada em Geografia pela Universidade do Minho, com especialização em Estudos da Paisagem e investigação em geomorfologia. Tem participado em projetos de investigação científica nas áreas da geomorfologia aplicada e riscos naturais, com foco nos processos de erosão dos solos e movimentos de massa, contribuindo para a análise ambiental e ordenamento do território em Cabo Verde.

Rui Fagundes Silva
Expandir
Rui Fagundes Silva

Investigador no IVAR e doutorando em Geologia, com especialização em Riscos Geológicos, pela Universidade dos Açores. É licenciado em Proteção Civil e Gestão de Riscos e mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela mesma instituição. A sua investigação centra-se em riscos hidro-geomorfológicos, com destaque para movimentos de vertente, análise de suscetibilidade, monitorização de taludes e desenvolvimento de limiares de precipitação para sistemas de aviso e alerta. Integra a Unidade Científica de Movimentos de Vertente e Cheias, colaborando na elaboração de estudos de risco, planos de emergência e apoio à proteção civil. Participou em diversos projetos científicos nacionais e internacionais, sendo autor de múltiplos relatórios técnico-científicos e comunicações em conferências, com publicações em revistas científicas indexadas.

María Dácil Martín López
Expandir
María Dácil Martín López

Técnica superior na Viceconsejería de Infraestructuras do Governo das Canárias, com mais de 30 anos de experiência na avaliação ambiental de projetos de engenharia civil. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de La Laguna e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, colabora como docente no Mestrado em Gestão Ambiental da mesma universidade. Tem participado em grupos de trabalho estratégicos, nomeadamente na Estratégia Canária de Ação Climática, Economia Azul e no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo. O seu percurso centra-se na análise de impactes ambientais, ordenamento do território e sustentabilidade, contribuindo ativamente para projetos de cooperação inter-regional e políticas públicas de adaptação às alterações climáticas na Macaronésia.

Alexandra Delgado
Expandir
Alexandra Delgado

Doutorada em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, com especialização em Obras Subterrâneas, possui vasta experiência no domínio da Geotecnia. Lecionou diversas unidades curriculares relacionadas com mecânica dos solos e rochas, geologia de engenharia, fundações e estruturas geotécnicas. Foi Engenheira Projetista no Gabinete de Estruturas e Geotecnia (GEG), integrando projetos de estruturas e fundações de edifícios e obras de arte. Com uma trajetória académica marcada pelo ensino e investigação, exerceu funções como Professora Auxiliar na Universidade do Porto e na Universidade de Cabo Verde, onde assumiu cargos de liderança. Atualmente, integra o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar da Universidade Técnica do Atlântico, desempenhando o cargo de Diretora de Curso da Licenciatura em Engenharia Civil.

Paulo Amaral
Expandir
Paulo Amaral

É responsável técnico da Unidade Laboratorial de Prospeção do Serviço de Geotecnia, Sustentabilidade e Prospeção do LREC. Licenciado em Biologia e Geologia, é mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos e doutorado em Geologia, com especialização em Vulcanologia, pela Universidade dos Açores. Iniciou o seu percurso no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), onde desenvolveu estudos em geodesia aplicada à monitorização de sistemas vulcano-tectónicos e instabilidade de vertentes. A sua atividade centra-se na caracterização geotécnica e hidrológica de depósitos vulcânicos e na monitorização de encostas instáveis, aplicando modelação geomecânica para prever fenómenos de instabilidade. Participa regularmente em projetos de investigação e presta apoio técnico a estudos de risco geológico.

Paulo Amaral
Óscar Pérez Martín
Expandir
Óscar Pérez Martín

É arquiteto técnico pela Universidad de La Laguna, com mestrado em Prevenção de Riscos Laborais e em Sistemas Integrados de Gestão (SIG) pela Universidad Europea. Colabora com o INVOLCAN no apoio técnico a obras de emergência associadas a riscos naturais, com experiência em intervenções de estabilização de taludes e gestão de escorrências. Participa também em Planos Especiais de Proteção de Conjuntos Históricos (PEPCH) e em projetos de gestão ambiental e controlo da qualidade em obras públicas. A sua atuação reflete uma abordagem integrada entre a engenharia, a arquitetura e a gestão de riscos em contextos de elevada sensibilidade territorial.

Sónia Silva
Expandir
Sónia Silva

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, onde dirige o Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território e o Mestrado em Recursos Geológicos e Ambiente. É licenciada em Geologia pela Universidade de Lisboa, mestre em Geociências e doutorada em Engenharia Geológica, com especialização em Geologia do Ambiente e Ordenamento, pela Universidade de Coimbra. Ao longo do seu percurso académico, assumiu diversos cargos de gestão, destacando-se o de Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação. Tem participado em múltiplos projetos científicos nas áreas da geologia, vulcanologia, riscos hidro-geomorfológicos e monitorização sismo-vulcânica, com várias publicações internacionais. Desenvolve também estudos técnicos em avaliação de impactes ambientais, ordenamento do território, cartografia de riscos naturais e geotecnia.

Rui Marques
Expandir
Rui Marques

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc, onde também é Coordenador do Departamento de Geociências e Diretor do Mestrado em Geologia do Ambiente e Sociedade. É licenciado em Geologia pela Universidade de Lisboa, mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos e doutorado em Geologia, com especialização em Riscos Geológicos, pela UAc. É Membro Efetivo do IVAR, onde faz parte da Comissão Coordenadora Científica e é Coordenador da Unidade Científica de Movimentos de Vertente e Cheias. Foi Técnico Superior no Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, onde exerceu também cargos de liderança, incluindo Diretor Executivo e Presidente da Direção. Atualmente, é Coordenador da Unidade Científica Operacional de Hidrometeorologia, Membro da Comissão Coordenadora Científica e do Gabinete de Crise. A sua investigação incide sobre a modelação numérica, monitorização e desenvolvimento de sistemas de aviso e alerta.

Luis E. Hernández
Expandir
Luis E. Hernández

Doutorado em Ciências Geológicas pela Universidad de La Laguna e licenciado em Geologia pela Universidad de Granada. Conta com mais de 30 anos de experiência como técnico do Governo das Canárias, nos serviços de Laboratórios e Qualidade da Construção e de Estudos de Impacto Ecológico. Especializou-se em engenharia de terrenos vulcânicos, riscos naturais, geomateriais e geotecnia aplicada a contextos insulares. É colaborador científico do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN), onde dirige a Área de Recursos Geológicos. Participou em numerosos projetos de construção civil e edificação nas ilhas Canárias e foi docente associado na Universidad de La Laguna. A sua atuação combina investigação aplicada com apoio técnico em intervenções de emergência em riscos naturais.

Interreg MAC - Cofinanciado pela União Europeia
MAC 2021-2027 Cooperação Territorial
PRISMAC